segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Revista Veja São Paulo
faz matéria "GÔNDOLAS VERDES"
sobre o Mercado Apanã

       A Revista VEJA SÃO PAULO publicou matéria jornalística de uma página sobre o Mercado Apanã. Outros veículos como o jornal Valor Econômico, a Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e revistas importantes de conteúdo diverso como a Bons Fluidos, Menu e outras também publicaram.
       Antes de mais nada, é claro motivo de orgulho que um negócio como o Apanã receba de forma generosa este espaço em imprensa séria e de forma jornalística, não como propaganda.
       Por outro lado é reconhecimento de uma estratégia comercial e cidadã que contempla quatro aspectos:
a)Muito é falado do quanto é imprescindível a população optar por alimentação saudável, o quanto isso impacta na qualidade de vida, longevidade e menos gastos com saúde, mas muito pouco é feito de fato para que os chamados alimentos saudáveis tenham preços mais acessíveis e competitivos.
b)A diversidade e importância da produção agrícola familiar e de micro,pequeno e médio porte é fundamental para o mercado interno depender menos dos exportadores e ter variedade. Mas isso só se dá não só através de políticas governamentais, mas através de intensificação do comércio que reforça a economia deste setor.
c)Produtos orgânicos são fortes em países europeus pioneiros em políticas verdes, como Alemanha, Holanda, Dinamarca e outros, e são tendência na alimentação mundial.  Somente a existência de um comércio que una o interesse deste produtor e do consumidor pode viabilizar sua colocação no mercado.
d)Produtos saudáveis a princípio deveriam ser acessíveis a todos e não somente um nicho classe A de alimentos, resultando em uma elitização. Incentivar o consumidor a participar desta cadeia econômica aumenta a escala e permite preços mais baixos.

      Estes são fatores importantes no planejamento, método e ética de trabalho do Mercado Apanã. Este conjunto apresenta um perfil novo e ao assumir declaradamente o objetivo de ter os preços mais baixos possíveis..significa que não está na "zona de conforto"  de o atendimento ficar restrito a uma camada social de poder aquisitivo mais elevado. Ao contrário: o trabalha estende-se aos restaurantes interessados em agregar o orgânico aos seus cardápio.

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