quinta-feira, 14 de março de 2013

Em pouco tempo todos fornecedores rurais
precisarão ter cadastro ambiental


     Produzir alimentos com respeito ao meio ambiente e sustentabilidade. Essa é a idéia do cadastro ambiental obrigatório que em breve será estendido a todas propriedades com uso rural. Sem ele os produtores poderão ficar impedidos de operar com seu CNPJ e poderão ser multados mercados compradores de produtos não autorizados.

     “A nossa estratégia no Cadastro Ambiental é trabalhar com aquelas entidades e associações que agregam produtores, como é o caso da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e outros órgãos que firmamos acordos de cooperação técnica no final do ano passado”, disse o secretário e Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Guilherme Cabral.

     Este avanço visa equilibrar a necessidade de grande volume de produção de alimentos para uma população brasileira cada vez mais e com capacidade de compra, com a preocupação de evitar o esgotamento dos recursos do meio ambiente para as futuras gerações.

     A expectativa é o estímulo de soluções técnicas, científicas e de gestão para este volume poder ser atingido com inteligência, investimentos de eficiência, porém sem depredar a natureza.

     Algumas áreas do Brasil como Sul do Rio Grande do Sul e interior de Pernambuco e Bahia apresentam claros processos de desertificação do solo, dado aos maus tratos, plantios incessantes sem restituir à terra sua capacidade mineral e apontam potenciais problemas para o futuro.

      De certa forma o Cadastro Ambiental das propriedades rurais produtoras é uma resposta para enquadrar este estado de coisas e permitir uma fiscalização não só da parte sanitária dos alimentos, porém também as condições nos quais são feitos.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário