sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A diversidade do arroz no Brasil.
Você conhece ?


Para quem está acostumado a usar o conhecido agulinha ou o integral no dia-a-dia pode ficar surpreso com a diversidade de tipos de arroz que existem. Confira abaixo a descrição de cada espécie de grão.

Tipos
Características
Arroz Vermelho
Apresenta uma película vermelha em seus grãos
Arroz Parboilizado
Passa por tratamento em água fervente quando os nutrientes são transferidos para a parte interna dos grãos
Arroz Basmati
Especialidade indiana, esse tipo de arroz é perfumado e saboroso. Muito utilizado na Itália, Portugal e Espanha, principalmente nas paellas
Arroz Tailandês
Também conhecido como Jasmim, apresenta aroma e textura macia
Arroz Selvagem
Rico em nutrientes, pouco calórico e geralmente utilizado em misturas com o Arroz Branco
Arroz Japonês
Conhecido também como Cateto, tem grande quantidade de amido e deve ficar de molho durante 1 hora antes de ser cozido, o ponto ideal para o cozimento de sushis
Arroz Ráris
Uma tipo que reúne sete cereais, entre eles o Arroz Integral e o Selvagem
Arroz Agulha
É o arroz branco polido, o mais comum na culinária brasileira
Arroz Integral
Rico em fibras, vitaminas e sais minerais pode ser encontrado em grãos longos ou curtos




Arroz agulhinha: as vitaminas e minerais são eliminados no processo de beneficiamento e polimento deste tipo de arroz. Sua kcal é proveniente dos carboidratos. O arroz agulhinha pode ser classificado em:
- tipo 1: quanto ao tamanho e porcentagem de grãos quebrados (10%)
- tipo 2: pode ter até 30% de grãos quebrados

Arroz agulhinha parboilizado: o beneficiamento é realizado com o arroz ainda na casca. Ele passa por um tratamento com água ou vapor e secagem, antes de o beneficiamento começar. Esse processo preserva alguns nutrientes, mas também sofre uma gelatinização superficial, aumentando a duração do produto e deixando os grãos mais inteiros (impedindo a quebra dos grãos).

Arroz cateto: é caracterizado por um grão miúdo e mais redondo. Tem mais amido e resulta em um arroz mais macio. É muito utilizado na versão integral. Para melhorar sua consistência, deve-se "fritá-lo" antes de adicionar a água. O arroz cateto polido é muito utilizado para fazer arroz carreteiro e também na culinária japonesa.

Aromático jasmim: de origem tailandesa, este arroz é conhecido pelo seu aroma de jasmim, que tem o poder de abrir o apetite. Sua textura é macia e úmida, e os grãos são alongados e finos. É a variedade de arroz preferida por gourmets de todo o mundo. No lugar da água do cozimento, pode se adicionar o chá de jasmim ou o chá verde, aumentando assim a quantidade de um fitoquímico presente no chá verde.

Riso grano duro: arroz italiano que tem algumas variedades. As mais utilizadas são o arbóreo, carnaroli e o vialone nano. São ideais para o preparo de risoto. Apesar de tenro, são firmes e têm uma cremosidade muito agradável. Os grãos são gordinhos e arredondados.

Arroz orgânico: sua grande diferença está no cultivo.
Não são usados defensivos agrícolas e evita-se a utilização de pesticidas contra pragas e insetos.
A armazenagem dos grãos é realizada em temperatura controlada.

Arroz Instantâneo: após o beneficiamento, é completamente cozido e tem toda sua umidade retirada. Para reconstituí-lo, basta juntar água fervente, cozinhando por pouco tempo. É muito prático, porém tem custo um pouco mais alto.

Arroz Patna: é o nome dado a uma variedade particular de arroz indiano, de grão longo.

Arroz Arbóreo: Este tipo de arroz é usado na cozinha italiana para o preparo do tradicional risotto. Os grãos são arredondados e quando cozidos desenvolvem uma textura cremosa ao seu redor, característica principal de qualquer risoto.




Agora os principais tipos de arroz foram detalhados, veja a tabela de valor calórico:

Arroz
100 g
kcal
Carb.
(g)
Prot.
(g)
Gord.
(g)
Fibras
(g)
Magnésio
(mg)
Fosfato
(cg)
Potássio
(mg)
Fósforo
(mg)
Selênio
(mcg)
Polido
365
80
7,14
0,66
0,98
25
8,0
115
115
15,10
Integral
370
77,20
7,95
2,93
3,50
143
20,0
223
333
23,4


Fonte: Associação dos Arrozeiros de Alegrete / RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário