segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


Aveia: Um dos alimentos mais ricos e importantes na dieta



     A aveia, alimento extremamente rico, possui aproximadamente 450 espécies. É, portanto na classificação taxonômica denominada como pertencente ao gênero botânico, na ordem gramineae e da classe das monocotiledôneas com estames hipogínicos.
     A aveia é de um género botânico pertencente à família Poaceae, subfamília Pooideae, tribo Aveneae. Possui diversos benefícios ao corpo que você só conhece aqui…
Entre todos os grãos, a aveia é ao mais rico em proteínas. Além disso, é extremamente rica em carboidratos de médio índice glicêmico, gorduras insaturadas (em menor quantidade) e fibras, que podem ajudar no consumo diário das mesmas.

     No que se diz respeito a micro-nutrientes, a aveia é destacada pela grande quantidade de complexo B que possui, além, é claro, de ferro, vitamina E, cálcio, fósforo, manganês (100% VDR), entre outros.

Alguns dos principais benefícios da aveia para o corpo são:

A aveia ajuda a regular o colesterol, devido a suas fibras insolúveis, ajudando assim na manutenção do coração e na prevenção de doenças como a arteroesclerose. (Isso basicamente acontece, pois devido as fibras β-glucanas, o bolo fecal torna-se mais denso e rico em sais biliares, eliminando-os. Isso faz portanto, com que o fígado sinta-se “pressionado” a produzir esse mesmo sal e, para que isso ocorra, ele precisará sintetizar mais colesterol, evitando estoques.)
Aos ossos, possui remineralização.
Ajuda diabéticos a manterem a ingestão de carboidratos na dieta, visto que não aumenta em picos a liberação de glicose no sangue.
Ajuda a regular o intestino, pelo alto teor de fibras.
Estimula a tiróide.
Ajuda no controle do apetite e na dificultação da digestão, devido a fibra β-glucana.
Na pele, em eczemas, dermatites atópicas e urticária, por suas qualidades emolientes, suavizantes e calmantes.
Tem ação antiinflamatória na musculatura. (Alguns praticantes de musculação relatam que durante o consumo de altas quantidades de aveia no dia, as dores musculares pós-treino ou de recuperação eram mínimas ou nulas. Após a diminuição, a tendência foi de aumento médio/alto.)
Ajuda em crises urinárias.
Seja seu objetivo perder ou ganhar peso, a aveia pode ajudar. Além de ser um alimento complexo e “completo”, a aveia pode ser preparada de inúmeras formas e, também é encontrada em estados diversos (flocos finos, farinha de aveia, farelo de aveia, flocos), não alterando portanto sua composião (apenas é alterada no farelo).
Não há horário certo para consumir aveia. A mesma pode ser consumida a qualquer momento, inclusive em períodos pós-treino (principalmente para que opta por uma dieta Low carb).

Algumas das maneiras mais comuns de consumir aveia são:
- Mingau com leite ou água (pode adicionar queijo, claras);
- Em shakes;
- Em vitaminas;
- Com frutas (açaí ou salada de frutas);
- Em sucos;
- Na salada;
- Polvilhada em alimentos;
- Em bolos, tortas, salgados.

Tabela nutricional

Porção de 10 g (1 colher de sopa)
Quantidade por porção% VD (*)
Valor energético31 kcal = 130 kJ2%
Carboidratos2,9 g1%
Proteínas2,3 g3%
Gorduras totais1,1 g2%
Gorduras saturadas0,2 g1%
Gorduras trans0**
Fibra alimentar2,5 g10%
Sódio00
Ferro0,8mg6%

Então, o que está esperando para ir ao supermercado e se deliciar com essa riqueza que a natureza nos proporciona?

Artigo escrito por Marcelo Sendon

Nenhum comentário:

Postar um comentário