sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Reciclando materiais usados 
para incrementar decoração original


     A tendência em decoração em casas e apartamentos é customizar. É fazer algo com seu jeito e inspiração própria sem similar. Em geral opções adquiridas em lojas logo podem ser reconhecidas ou comparadas e são achadas em diversas residências. Isso tira o caráter único das idéias de quem está decorando.

     Justamente por isso e dentro da tendência de sustentabilidade uma das iniciativas mais admiradas de nossa época é reaproveitar materiais usados, reorganizá-los e construir peças novas.

     Na foto acima vemos um exemplo utilizando rolhas de vinho. Coladas e ajustadas para uma forma de tudo servem como uma singular mesinha de suporte para tira gosto, drinks e lanches. Simplesmente diferente, chamativo e criativo.


     Nesta outra foto temos um gaveteiro auxiliar feito com madeiras recicladas. Sua aparência rústica ao lado de um fogão inox confere ao ambiente um visual contemporâneo e humanizado. Algo bastante difícil de ser obtido comprando apenas móveis novos. São modalidades de reuso de materiais onde nem sempre é necessário ter acabamento artístico e profissional. O visual final aparentemente imperfeito faz parte do charme.


     O mesmo conceito foi usado neste móvel divisório da sala para a cozinha.  Seu aparente desalinhamento é proposital e gera uma estética de informalidade. É uma opção a ser usada ou não de acordo com a personalidade das pessoas da casa. 

     De qualquer forma esta é uma visão de transformação da forma de pensar a decoração como proveniente unicamente de materiais novos e assépticos. Passa ser uma alternativa fazer peças cuja criação já contenham histórias próprias de suas partes componentes. Afinal, na parte de roupas hoje já não é absolutamente comum adquirir calças  "stone washed" ?  Ou até previamente com rasgos propositais ? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário